Harry Potter: a maratona.

Spoiler alert!

Pois que aproveitei as férias de Verão para, entre outras coisas, ver todos os filmes do rapaz que sobreviveu. Os sete primeiros pedi emprestados e o último (a segunda parte do último) ainda consegui ir ver ao cinema.
O primeiro filme (Harry Potter And The Philisophers Stone) achei que é um filme mais virado para o público infantil, um filme agradável e bem feito, sem dúvida um bom filme. No entanto, pelos actores, pela história e, também um pouco, por alguns pormenores técnicos, é um filme ainda muito infantil. O que, de propósito ou não, nos obriga a, no decorrer dos outros filmes, ir crescendo com as personagens. Algo que realmente aconteceu para quem, como o meu querido namorado, ia a correr às livrarias comprar os livros e esperava ansiosamente pelos próximos enquanto relia os que já tinha.
Para quem só viu os filmes agora e não leu os livros, é agradável à mesma entrar naquele mundo muito simpático que é o mundo do primeiro filme.
No segundo filme (Harry Potter And The Chamber Of Secrets) é onde entra, pela primeira vez, o meu querido Dobby. *.* Este filme retrata o segundo ano em Hogwarts; já caminha para um lado mais obscuro e menos infantil. Continua a ser um filme muito previsível, no sentido em que já sabemos mais ou menos como é que as cenas vão acabar... e já se sabe que o Harry aparece sempre para salvar o dia, como disse Malfoy, mas não deixa de ser outro filme bastante interessante e que dá uma boa continuidade ao primeiro. Gostei muito do pormenor de, na Câmara dos Segredos, o Harry ter sido ajudado pela Fénix, bem como da ideia da espada de Gryffindor só ajudar quem merece.
No terceiro filme (Harry Potter And The Prisoner Of Azkaban) tenho de realçar a personagem Hagrid e as suas criaturas fofinhas, não que tenha sido neste filme que tiveram um papel principal (não sei se foi) mas porque foi neste filme que o Harry, a Hermione e o Ron conseguiram salvar uma delas da morte e foi muita giro. :) Quero também realçar a personagem Hermione que em todos os filmes teve um papel muito bom, acho que a actriz Emma Watson conseguiu fazer um excelente trabalho em todas as cenas que lhe foram propostas. Dos três, este é o meu preferido.
O quarto filme (Harry Potter And The Goblet Of Fire) é, dos seis, o meu preferido. Gostei muito da ideia do cálice de fogo (claro que a ideia foi da escritora mas ainda assim) e de como o filme se desenvolve à volta dessa ideia.
O quinto filme (Harry Potter And The Phoenix Order) é marcado pelo regresso de Voldemort. A equipa Dumbledore treina na Sala das Necessidades e inicia-se uma luta mais directa entre Voldemort e Harry. Também é um filme muito bom.
No sexto filme (Harry Potter And The Half Blood Prince) comprova-se o feiticeiro forte e espectacular que Dumbledore é. E infelizmente, é aqui que ele morre. Também neste filme se dá mais protagonismo a Snape, personagem que eu sempre adorei, já agora. O próprio filme fica com uma abordagem mais descontraída, o Harry até vai dizendo umas piadolas. O interesse aumenta... para ver como é que isto acaba.
Por fim, no sétimo filme (Harry Potter And The Deathly Hallows) a história acaba. E, deixem-me que vos diga, acaba muito bem. A qualidade do filme é excelente, todas as personagens estão impecáveis e, visto que o último livro é aqui dividido em duas partes, há mais tempo para contar pormenores... e isso enriquece o filme. O Snape revela-se aquilo que eu sempre achei que ele era: apaixonado pela mãe de Harry Potter e protector deste; e o bem acaba por vencer. De todos, o meu preferido.


Em resumo, gostei muito de todos os filmes, de toda a história, apesar de não ser o tipo de filmes que mais gosto, são bons filmes para ver; é sempre interessante viajar para um mundo mais mágico e fantástico. Aconselha-se, portanto.
As personagens favoritas: Dobby, Hermione, Snape e criaturinhas como o Fluffy, o Buckbeak, os Thestral, etc. E claro: o Harry.

10 comentários:

  1. Excelente review. :) Concordo com quase tudo, excepto que o meu preferido foi o último. :P

    Na minha opinião, a partir do 4º, que é quando a história adensa, deviam ter começado a fazer dois filmes por livro... Mas pronto.

    ResponderEliminar
  2. Pois, tens outra perspectiva porque, lendo os livros, sabes os pormenores que fizeram falta nos filmes... :P

    Qual é o teu preferido?

    ResponderEliminar
  3. Indeciso entre o 5º e o 6º, mas tendo mais para o 5º. Adoro quando eles criam o Dumbledore's Army, para treinarem às escondidas e a luta no Ministry of Magic é brutal. :D

    ResponderEliminar
  4. Olá :)

    Sou a kikitas do sotão (cheguei aqui através do caderno). Espero não estar a invadir. Só para deixar um beijinho cheio de saudades:)***

    PS. O meu livro favorito é o prisioneiro de azkaban. É quando a história começa a enegrecer e aparecem alguns dos personagens favoritos: sirius + remus.

    ResponderEliminar
  5. Ora, não estás a invadir de maneira nenhuma, este espaço existe exactamente para ser lido e comentado. Mais, agradeço muito teres vindo cá. :)

    Sim, também gosto muito do Sirius e do Remus. ^^
    Mas, como disse, é um tipo de literatura que não gosto muito... mas em filme, como é mais acessível, até gosto. :)

    Obrigada e volta sempre. :D*

    ResponderEliminar
  6. Esta é daquelas maratonas que ainda estou para fazer. Já vi os primeiros filmes (até ao terceiro, penso) e o último (que falha lol) e li os livros até ao Cálice de Fogo. Mas sou sincera, fartei-me do Harry nos livros, portanto não dei muita importância aos filmes. Também não é o meu tipo de filme (ou livro) mas concordo que é um bom entertainer. :)

    ResponderEliminar
  7. Eu, tal como o teu namorado ansiava pelos próximos livros.
    Admito que deitei uma lágrima quando vi a premiere de Londres e quando o filme acabou. De certa forma, a saga, acabar mesmo acabada, era algo que tentava sempre fugir.

    O meu favorito é capaz de ser O goblet of fire, porque marca o regresso do Voldemort e é sem dúvida a parte em que a história fica "game on".
    Mas gosto de todos, ainda os hei-de ter todos em Blu-ray.

    ResponderEliminar
  8. Eu lembro-me, tu até te parecias com ele e tudo. *.*
    Se para mim o fim foi assim um sentimento de melancolia imagino para vocês. :)

    Yep, concordo contigo. E todos os jogos que se desenvolveram à volta do cálice foram altamente. :)

    ResponderEliminar
  9. Com ele... com o Harry, não com o Pedro. xP

    ResponderEliminar